Inovação, Evolução ou Transformação?

A raça humana vem evoluindo a milhares de anos, assim como os negócios desde o tempo dos mercadores. Da mesma forma, a tecnologia vem evoluindo de rabiscos com pedra para representar e comunicar; do Ábaco para calcular ao lápis, papel e máquina registradora; do primeiro computador para cálculos contábeis até a tecnologia atual; do telefone de Graham Bell até a invenção do primeiro protocolo de controle de transmissão (TCP/IP) de Robert Kahn e Vint Cerf, abrindo as portas para a Internet.

A Tecnologia de Informação (TI) atual vem permitindo uma infinidade de novos formatos de trabalho e de posicionamento dos produtos e serviços no mercado mundial. Mas, como tratar isto? Como uma Inovação ou uma Evolução ou uma Transformação dos negócios?

Vejamos o caso das enciclopédias Barsa, Britânica, Larousse e outras. O produto eram volumes de conteúdo impressos iniciais e todo ano novos volumes eram adicionados. Elas continham mapas, ilustrações e fotos de animais, plantas, pinturas, comidas, etc. Enfim, era um conjunto de informações e fatos verí­dicos que apareciam ou evoluí­am ao longo de um perí­odo. As famí­lias tinham assinatura destas enciclopédias. Porém, elas tiveram um ciclo de vida útil.

No entanto, algumas delas sobreviveram com novas tecnologias. E como podemos chamar esta sobrevivência? Por exemplo, algumas destas companhias transformaram sua base de conhecimento impressa em mí­dia eletrônica, atualizada constantemente e não mais em um perí­odo fixo. E mais, evoluí­ram criando novos produtos em novas mí­dias para expor o conhecimento, como ví­deos interativos. Outras, adicionaram o conceito de educação à distância em seu portfólio, interagindo online e offline com seus clientes. O que permitiu isto? Novas tecnologias.

O modelo de apresentação do produto mudou de estático e fí­sico para interativo e dinâmico. Mas, o negócio continuou a ser uma venda de informação por assinatura. A Inovação está na tecnologia disponibilizada ou no modelo de negócio ou no produto? Ou a Evolução tecnológica permitiu uma Transformação do modelo de negócio dada uma nova realidade de mercado? Ou este modelo de negócio apenas passou por Evolução do papel impresso para uma mí­dia eletrônica interativa assim como a tecnologia das calculadoras migrou para computadores de alta velocidade? As visões podem ser as mais variadas, mas devemos cuidar para não distorcer os conceitos.

Esta é uma Inovação de produto, de processo, da organização, de relacionamento com o cliente (Phillips et al, 2020; Wang & Chen, 2020)? Ou é uma Evolução do modelo de negócio da era industrial para a era digital (Cristofaro, 2020; Chowdhry, Verma & Mathur, 2020)? Ou é uma Transformação tecnológica da plataforma de apresentação do produto (Williams et al., 2007; Galizia, ElMaraghy & Bortolini, 2020)? Os conceitos se relacionam, se cruzam ou se complementam? Vale uma olhada mais aprofundada.

Agradecemos exemplificações, contraexemplos e questionamentos que possam gerar boas discussões sobre estes assuntos.

Esta entrada foi publicada em Governança de TI, Planejamento Estratégico e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comente este artigo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.