Companhias preparam-se finalmente para a Internet pelo celular

A promessa já antiga de acessar a internet pelo celular com a mesma velocidade e funcionalidade de um computador parece tornar-se realidade e as companhias de TI e de telecomunicações preparam-se para isto.

Este ano as operadoras de celular GSM no Brasil passam a oferecer velocidades de acesso da tecnologia 3G HSDPA, acompanhando o que a Vivo já faz há algum tempo com a sua tecnologia EVDO. No mundo todo já existem aproximadamente 200 redes 3G, das quais 14 com HSDPA, segundo foi divulgado esta semana em Barcelona no Mobile World Congress. A maioria destas redes opera com velocidades de 2,4 a 3,6 megabits por segundo (Mbps).

Enquanto isto, a Vodafone anunciou expansão da sua rede para 28,8 Mbps e a japonesa NTT DoCoMo encomendou equipamentos Ericsson para expandir a sua rede para 160 Mbps, o que já é considerado 4G.

Estas velocidades impactarão tanto notebooks quanto dispositivos menores, como smartphones e PDAs. Ao mesmo tempo, desenvolvedores de software e provedores de serviços, como Google e Yahoo oferecem sites desenhados para interação pelo celular ou smartphone com funcionalidades equivalentes à dos sites convencionais. É possível instalar na maioria dos celulares o software Yahoo! Go que dá acesso a todas as funcionalidades do site, como agenda, contatos, e-mail, etc. Estas companhias de internet esforçam-se, também, para firmar parcerias com os as operadoras de celular e fabricantes dos aparelhos.

O Google possui um conjunto de aplicações para celular, como o Google Agenda, o Google Notebook, Google Mail (Gmail e Google Apps) e também acesso ao Google Docs. E tudo isto antes do Android, ambiente operacional que já tem adesão de vários fabricantes e promete ser um sistema aberto.

Muitos outros sites e serviços, como Plaxo, Remember the Milk, soonr e a maioria dos blogs e wikis já estão preparados para serem acessados por um celular ou smartphone, permitindo ao trabalhador móvel deixar seu notebook em casa em muitos casos.

Esta entrada foi publicada em Computação Móvel e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Comente este artigo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.