Desenvolvimento de um Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação: o caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior

A Tecnologia de Informação (TI) tem desempenhado um papel estratégico nas organizações de ensino superior como elemento essencial para o desenvolvimento institucional, pela sua natureza transversal que permeia todas as atividades acadêmicas e da gestão e administração universitária. A excelência e a expansão dos negócios passam pela constante atualização tecnológica e oferta de serviços informatizados para os grupos relacionados a clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade, etc. Por isso, planejar adequadamente os recursos de TI alinhados com as estratégias de negócio vem sendo um dos principais tópicos nas agendas dos gestores tanto de TI quanto de negócio.

Este artigo trata de uma aplicação prática do processo de Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação (PETI) de uma Instituição Federal de Ensino Superior, brasileira, de grande porte e, portanto, caracterizada como uma organização complexa. Aplicando técnicas de pesquisa quantitativas e qualitativas para estudo de caso único, foi possí­vel detalhar todas as etapas e elementos de um processo de PETI o que garantiu a abrangência da metodologia aplicada.

Como resultado, observou-se que a metodologia pode ser utilizada como uma ferramenta de gestão estratégica para as áreas de Tecnologia de Informação (TI) de organizações similares, utilizando a estrutura e elementos do caso aqui relatado como exemplo da aplicação desta técnica. A maior contribuição obtida neste caso foi o envolvimento de todos os públicos relacionados com esta organização: acadêmico (professores, pesquisadores e alunos), administrativo, técnico, sociedade, entre outros, o que provou ser eficaz e a causa do sucesso da aceitação dos componentes de TI a serem implementados ao longo do perí­odo definido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) desta IFES.

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