Inovação, Evolução ou Transformação?

A raça humana vem evoluindo a milhares de anos, assim como os negócios desde o tempo dos mercadores. Da mesma forma, a tecnologia vem evoluindo de rabiscos com pedra para representar e comunicar; do Ábaco para calcular ao lápis, papel e máquina registradora; do primeiro computador para cálculos contábeis até a tecnologia atual; do telefone de Graham Bell até a invenção do primeiro protocolo de controle de transmissão (TCP/IP) de Robert Kahn e Vint Cerf, abrindo as portas para a Internet.

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Curso de Especialização em Inteligência Estratégica

O Curso de Especialização em Inteligência Estratégica da Escola de Administração da UFRGS está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Para conhecer as disciplinas, professores, cronograma e investimento, acesse a página do curso ou faça o download do material em PDF.

Inteligência Estratégica UFRGS

Os principais objetivos do curso são:

  • proporcionar aos alunos uma visão de inteligência e gestão estratégica nas organizações;
  • desenvolver o pensamento crítico voltado ao entendimento dos diferentes construtos formadores do pensamento estratégico e da inteligência organizacional;
  • abordar os componentes e fatores inter-relacionados no processo de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação nas organizações;
  • desenvolver conceitos, habilidades, métodos e ferramentas para auxiliar na compreensão do ambiente organizacional e estratégico, visando aprimorar o processo de tomada de decisão estratégica.
  • desenvolver competências que atendam o processo de monitoramento e gestão da informação pertinente ao negócio, com vistas ao design estratégico organizacional.

O público-alvo são profissionais com formação superior que atuem em atividades que demandem capacitação em gestão de negócios e conhecimento para tomada de decisão estratégica e profissionais que ocupem cargos de média e alta gerência.

As aulas ocorrerão em semanas alternadas: nas sextas-feiras das 15h30 às 22h30 e aos sábados das 8h às 13h, na Escola de Administração da UFRGS (Rua Washington Luiz, 855 – Centro Histórico de Porto Alegre).

A coordenação é da Profa. Raquel Janissek-Muniz e do Prof. Antônio Carlos Maçada.

Para mais informações, envie um e-mail para [email protected] ou para os coordenadores: [email protected] e [email protected].

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Ângela Brodbeck empossada no Comitê de Governança Digital da UFRGS

A profa. Ângela Brodbeck, consultora e sócia da Brodbeck, participou da primeira reunião do Comitê de Governança Digital da UFRGS e foi empossada pelo reitor Rui Vicente Oppermann como integrante deste grupo responsável pelo acompanhamento da execução da estratégia digital e de TI da Universidade.

Primeira reunião do Comitê de Governança Digital da UFRGS

A vice-reitora Jane Tutikian, que preside o Comitê, e o reitor salientaram a importância do trabalho do Comitê na definição de diretrizes para que a UFRGS possa entrar definitivamente na era digital com todos os seus processos e, com isso, ganhe em produtividade e em satisfação dos usuários.

A profa. Ângela Brodbeck participou ativamente do desenvolvimento do PDI e do PDTI da UFRGS para o perí­odo 2016-2021.

Veja mais detalhes em http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/comite-de-governanca-digital-realiza-primeira-reuniao.

 

 

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ABVCAP seleciona sistema de CRM

ABVCAP

A ABVCAPAssociação Brasileira de Private Equity e Venture Capital informa que está aberto o prazo para recebimento de cadastros de empresas interessadas em participar da Concorrência nº 010/2017, que visa à contratação de licenças e serviços de implantação de sistema de CRM (Customer Relationship Management) para a Associação.

Mais informações, bem como o formulário de cadastramento e o NDA podem ser obtidos no site da ABVCAP.

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CPD da UFRGS lança nova Central de Serviços de TI

Catálogo de Serviços de TI da UFRGS

Catálogo de Serviços de TI da UFRGS

Usuários da UFRGS passam a contar a partir de hoje, 27 de outubro, com uma nova Central de Serviços, com capacidade de atendimento maior do que a central antiga, coordenando toda a comunicação com os usuários dos serviços de TI e com abrangência em todos os campi, através das Centrais de Atendimento remotas. Este projeto contou com a consultoria do prof. Henrique Brodbeck, sócio da Brodbeck Consultores em Informática.
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Aplicativo Plataforma TI tem participação da Brodbeck

Plataforma TIO SEPRORGS, plataforma de negócios e representatividade das empresas de TI do Estado, lançou, no Mesas TI, de setembro, no Hotel Deville, a PlataformaTI. O aplicativo foi desenvolvido pela entidade para fomentar novos negócios e oportunidades para os associados.

A Brodbeck Consultores foi contratada para realizar a especificação inicial, desenhar a RFP, selecionar os fornecedores, acompanhar o desenvolvimento e realizar a garantia de qualidade do projeto.
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PDI da UFRGS tem consultoria da Profa. Ângela Brodbeck

PDI UFRGSDesde o iní­cio do segundo semestre de 2015 a UFRGS vem promovendo conferências, seminários e encontros setoriais com o objetivo de apresentar as metodologias de aplicação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 (PDI), estimulando a participação em sua construção e discutindo com a comunidade acadêmica e a sociedade propostas para alcançar a excelência universitária almejada para a próxima década. A UFRGS é considerada pelo MEC atualmente como a melhor universidade do Brasil.

Conforme a professora da Escola de Administração da Universidade e consultora do Comitê do PDI, Ângela Brodbeck, o Plano é uma bússola para as futuras ações da reitoria.

Mais informações no site do PDI da UFRGS e nas notí­cias abaixo:

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/ilea-realiza-etapa-de-discussao-do-pdi

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/galerias/pdi-ufrgs-2013-conferencia-prof.-joao-roberto-peres

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/campus-litoral-norte-discute-futuro-da-ufrgs

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/coordenadores-de-pos-graduacao-discutem-pdi

http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/formularios-do-plano-de-desenvolvimento-institucional-serao-enviados-a-partir-de-terca-feira

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2015 Global IT Trends Survey tem patrocí­nio da Brodbeck

globaliim_logoEm um mundo onde o benchmarking e analistas da indústria tornaram-se bastante caros, Brodbeck Consultores resolveu copatrocinar a pesquisa 2015 Global IT Trends Survey promovida pelo Global Institute for IT Management (www.globaliim.com). O Instituto foi fundado e é dirigido pelo prof. Jerry Luftman, uma das maiores referências em alinhamento estratégico de TI.

A pesquisa estará disponível até meados de setembro em https://pt.surveymonkey.com/s/99Y9GY6 e não demora mais que 20 minutos.

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Desenvolvimento de um Conjunto de Processos de Governança de Tecnologia de Informação para uma Instituição Hospitalar

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Fonte: Cobit 4.1

A área de TI (Tecnologia da Informação) tem um papel fundamental na implementação da estratégia das empresas, pois praticamente todos os seus processos estão informatizados. Aliado a isto há o fato de que a evolução tecnológica está tornando cada vez mais complexo o ambiente de TI a ser gerenciado, fazendo com que aumentem os riscos dos investimentos alocados para a TI. Por isso, neste artigo é apresentado um conjunto de processos de Governança de TI alinhados aos objetivos estratégicos de negócio vigentes, para uma instituição hospitalar privada de médio porte (mais de 200 leitos). Para tanto, foram realizadas entrevistas com os executivos de negócio permitindo identificar os objetivos de TI apresentados pelo framework Cobit, que mais se encontravam alinhados aos objetivos estratégicos do negócio vigentes na instituição, classificando-os em ordem de importância. Em paralelo, foram realizadas entrevistas com o CIO e o corpo técnico da TI permitindo identificar os processos de Governança de TI baseados no framework Cobit que já vinham ocorrendo empiricamente na instituição, classificando-os por ní­vel de maturidade. Estes dois conjuntos de necessidades foram cruzados entre si gerando os principais processos de Governança de TI a serem adotados pela instituição, os quais trarão maior retorno ao investimento e à estratégia estabelecida em um curto prazo (aqueles que afetam na não implementação da estratégia de negócio estabelecida), em médio prazo (afetam de forma implí­cita) e de longo prazo (tangenciam). As principais contribuições desta pesquisa se encontram nos procedimentos de coleta de dados aplicados para identificação dos processos de governança de TI mais adequados, os quais podem servir de guia para outras aplicações práticas; e, na formalização de um conjunto de processos de Governança de TI adequados à instituição estudada.

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Configuração de um Processo de Seleção, Aquisição e Implementação de ERP

ERP

Creative Commons

O ciclo de vida de um ERP estendeu as fases do ciclo de vida de sistemas como tratada pela Teoria de Sistemas. Uma vez que sistemas ERP entraram no mercado com a concepção de “produtos prontos”, fases como seleção e aquisição passaram a compor o ciclo de vida de sistemas ERP. Com isto, um número maior de interessados ou grupos sociais (fornecedores de software, consultores e entidades governamentais ou parceiros) envolve-se no processo buscando obter um sistema ERP que garanta eficiência, transparência, integridade e confiabilidade das informações para um melhor desempenho na tomada de decisões dentro do seu mercado de atuação. Este artigo buscou configurar um processo de seleção, aquisição e implementação de ERP, considerando os diversos grupos sociais envolvidos em cada fase do processo. Aplicando técnicas da metodologia grounded theory (ordenação cronológica, codificação de categorias e saturação teórica contí­nua) foi possí­vel configurar os processos de seleção, aquisição e implementação de sistemas ERP em dois estudos de caso, onde emergiram elementos de contexto organizacional (estratégia, cultura, ambiente), estruturadores (fases e passos), e habilitadores para o processo, através de uma lente sócio-técnica dos grupos sociais envolvidos. As principais contribuições acadêmicas encontram-se na utilização da grounded theory para composição de uma forma sistemática de seleção, aquisição e implementação de sistemas ERP; e, para a prática, na confiabilidade e transparência do processo, garantindo a escolha, maior aderência do produto aos requisitos de negócio e melhor uso dos recursos.

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